terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Resoluções de ano novo para Testers

Com um novo ano iniciando que tal adotar novas resoluções que podem tornar seu dia-a-dia mais proveitoso e  lhe fazer crescer como profissional de teste.

Vejamos algumas:

1- Pergunte antes que seja tarde demais!
Não assuma que você entendeu tudo, sente com o detentor do conhecimento do negócio antes de começar seus testes. Um único detalhe mal compreendido pode por todo seu trabalho no lixo.

2- Escute os usuários!
Não se prenda a detalhes técnicos, não deixe que detalhes de implementação que não são notáveis pelos usuários virem a prioridade dos seus testes.  O foco ainda é a funcionalidade a ser utilizada pelo usuário. Tenha isso em mente.

3- Aprenda algo novo!
Participe de blogs, fóruns, palestras. Mesmo que seja no feriado, no final de semana... Pense em maneiras de expandir seu conhecimento, isso fará com que seu trabalho fique mais interessante e fará de você um tester melhor.

4- Documente!
Chega de dizer "semana que vem eu escrevo um FAQ", amanhã eu reviso os passos para executar tal teste, semana que vem eu anoto essa mudança no manual de usuário". Faça as anotações na hora em que as coisas acontecerem, crie diagramas, desenhe, faça fluxos, documente as dúvidas resolvidas...Deixe de preguiça. Tal atitude lhe fará economizar tempo no futuro.

5- Não fique emocionalmente envolvido!
Nada de pegar birra da pessoa que disse que o Bug não ocorre, nada de pegar birra da pessoa que disse que aquele cenário não vai acontecer na utilização do software, nada de pegar birra da pessoa que decidiu liberar a versão mesmo quando seus testes não acabaram...
Todas as rugas, noite mal dormidas e preocupações ficarão com você, não com eles. Pense o seguinte "Você já avisou", vá tomar um sorvete e ser feliz. Deixe as brigas de lado.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Para quando for falar sobre o status do seus testes

Alguma vez na vida você será chamado para uma reunião e alguém vai acabar lhe pergutando: "E os testes, como estão?" Ainda que você queira responder "Vão bem, obrigada" (o que não é recomendável), bate uma dúvida sobre o que deve ser respondido, ou melhor, o que fará com que o interlocutor entenda o que você tem a relatar e não se perca em uma longa lista de detalhes de suas atividades.

Pensando nisso, duas cabeças pensantes do Teste Seth Godin (http://sethgodin.typepad.com/seths_blog/2015/11/your-progress-report.html, e Joel Montvelisky (http://qablog.practitest.com/2015/11/your-next-testing-progress-report/) , listaram alguns tópicos seguramente devem ser abordados:

* Questões penosas que o time ainda não possui resposta;
* Os objetivos a longo prazo, quando você sentir que não há muito progresso para alcança-los;
* os riscos;
* As tarefas que já deviam estar prontas para teste e não estão;
* Os problemas mais impactantes descobertos;
* os bugs críticos que ainda estão abertos e já deveriam estar fechados;
* Testes que possuem algum impedimento de iniciar.







domingo, 10 de janeiro de 2016

Python para Testers - O final

Antes de Mais nada vamos a resposta do post anterior:


A função seguinte, copia um arquivo, lendo e gravando até cinqüenta caracteres de uma vez. O primeiro argumento é o nome do arquivo original; o segundo é o nome do novo arquivo:

 

A comando break é novo. O que ele faz é saltar a execução para fora do loop; o fluxo de execução passa para o primeiro comando depois do loop.
Neste exemplo, o loop while é infinito porque o valor 1 é sempre verdadeiro. O único modo de sair do loop é executando o break, o que ocorre quando texto é a string vazia, o que ocorre quando alcançamos o fim do arquivo.


Dada a resposta falemos da série: sim senhores, este é o último post. Espero que aprender um pouco mais sobre a linguagem  anime todos a estudarem um pouquinho mais sobre programação que nos é últil em automação de testes.  Obrigada a todos que estudaram!

Findada esta série, espero iniciar uma nova em breve. Até que se incie, continuamos com mais posts sobre teste.