segunda-feira, 28 de março de 2011

Quero entrar para área de teste de software. E agora?

Iniciar em uma área é sempre uma questão delicada. Quase sempres questões como o que eu preciso saber? como conseguir um emprego? são as maiores dúvidas de um profissional inciante. Caso a segunda pergunta já tenha sido respondida, o testador com emprego, certamente já terá mais algumas perguntinhas cruciais a serem respondidas. Mas vamos voltar a primeira pergunta: O que eu preciso saber?

Bom, tem um monte de conceitos básicos que são primordiais para todo testador. Comecar absorvando-os é uma ótima pedida. Leia o conceito, cerfique-se de ter compreendido e passe para o próximo. Conhecer é sempre preciso!


Tá, mas onde eu encontro esses conceitos? Eu mesmo já estou perguntado isso. Começando com uma busca no google, já dá para ter uma ideia de quais são exatamentes estes conceito. Explorando a pesquisa começa-se a enxergar a luz no fim do túneo. Experimente!


Ok, fiz a pesquisa, comecei a compreender tudo, mas eu gosto de livros! Gosto de fundamentar tudo. Tem algum livro que ajude nessa área? Sim, caro leitor, e olha bem o título dele:





Pode ser considerado a obra referência pra os proficionais da nossa área e é indicado para para todo inciante por conter conceitos e informações que auxiliam no desenvolvimento das tarefas de nosso dia-a-dia.


Certo, vou comprar o livro. Mas eu quero aprender uma ferramenta. Todo mundo usa!!
Eu preciso aprender uma também!! Esse é o tipo de informação que me amedronta. E infelizmente, é o que mais ouço. E eis o que sempre respondo:
Vai aprender a ferramenta pra que? Você vai usa-la como? Você já tem um processo de testes definido?
E aí, rebatem: Que processo? Estou começando agora!
Então, aprenda o básico. Concentre seu esforço nisso: leia, aprenda, acesse forúns, tire dúvidas. Só depois... bem depois... comece a se preocuparar com ferramentas.


Ah, treinamentos também são sempre bem vindos:

http://www.iterasys.com.br/

http://www.cps.softex.br/agenda.php

http://www.testexpert.com.br/?q=forum/58

Se você ainda está pensando na segunda pergunta: como conseguir um emprego?, não se desespere. Esse, certamente, será um assunto para próximos posts.



0 comentários:

Postar um comentário