Continuando a ideia de tabela de decisão exposta no post
anterior, nesse será exibido um exemplo
de uso da tabela de decisão. Vamos a ele:
Suponha que estamos projetando aconselhar uma pessoa, com
relação a qual roupa vestir, quando sair. Uma primeira tentativa pode ser a
seguinte:
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TABELA-CASACO
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R1
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R2
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R3
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C1
C2
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chovendo
frio
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Y
Y
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Y
N
|
N
Y
|
|
|
|
|
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A1
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usar capa forrada
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X
|
|
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A2
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usar capa sem forro
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|
X
|
|
A3
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usar pulover de lã
|
|
|
X
|
Note que as condições são entendidas como perguntas. No
quadrante de ação, três ações possíveis e mutuamente exclusivas estão
indicadas: usar capa forrada, usar capa sem forro e usar pulover de lã,
simbolizadas pelas linhas A1, A2 e A3, respectivamente. No lado da entrada,
três regras são formadas: pode estar chovendo e frio, apenas chovendo ou apenas
frio, simbolizadas pelas colunas R1, R2 e R3 respectivamente. Note que para
cada regra existe um conjunto de respostas para as perguntas que estão no
quadrante de condição (explicitadas na entrada de condição); e a seleção de uma
ou mais ações no quadrante de entrada de ação. Este tipo de tabela de decisão é
geralmente denominado tabela de decisão de entrada limitada (TDEL) porque as
respostas às perguntas são limitadas a apenas dois valores (Y e N) e também
porque no quadrante de entrada de ações, as ações estão limitadas a duas
possibilidades: faça a ação (X), ou não faça a ação (nada aparece).
Note na tabela anterior que não existe uma regra que tenha
todos os valores iguais a N. Para essa regra, somos tentados a adicionar uma
quarta ação, A4, que diz "não vista uma capa". Entretanto essa ação
A4 seria uma ação redundante. Fisicamente ela realmente não é uma ação, mas sim
a ausência de uma ação. Assim, nós simplesmente omitimos a colocação de um X em
qualquer das linhas A1, A2 ou A3, ao invés de adicionar uma ação sem sentido.
Existem duas 'patologias' comuns associadas com TD - regras que estejam
faltando e ações redundantes.
Mesmo com R4 adicionada à TD anterior, essa tabela estaria
ainda incompleta. Primeiro se não tivermos qualquer outra ação que não as três
originais, o usuário irá ficar o resto do seu dia perto do guarda-roupas, uma
vez que a TD não especifica onde o usuário deve ir, após o cumprimento de uma
ação. Para completarmos as ações, podemos adicionar A4, "vá à
garagem", para todas as 4 regras. Assim, direcionamos o usuário a outra
atividade - escolha do carro.
A TD que está sendo construída está ainda inadequada. Ao
final de cada regra nós devemos ou incluir uma conecção intermódulo ou o final
do programa. Esses comandos de conclusão da TD são chamados exits e alguns
projetistas de TD incluem na tabela um quadrante-de-exits e uma entrada de
exits, com um outro conjunto de linhas horizontais duplas, para separar as
linhas de ação das linhas de exit. Vamos continuar usando quatro quadrantes,
mas vamos usar a notação de X para programas ou módulos de exits, deixando uma
linha em branco entre a última ação e a primeira exit.
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TABELA-CASACO
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R1
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R2
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R3
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R4
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C1
C2
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chovendo
frio
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Y
Y
|
Y
N
|
N
Y
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N
N
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A1
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usar capa forrada
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X
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A2
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usar capa sem forro
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X
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A3
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usar pulover de lã
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|
X
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A4
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prossiga para a garagem
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X
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X
|
X
|
X
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X1
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retorne à tabela mestra
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X
|
X
|
X
|
X
|
É importante mencionar que na TD final, não existe
um único procedimento para a busca no quadrante de condições, de maneira a
determinar o conjunto correto de respostas em um dado módulo de execução.
Existe uma implicação que as ações em qualquer regra são executadas
sequencialmente na entrada e quadrante de ação. Por exemplo, em R1, A1 é
executado primeiro, A2 em segundo e X1 em terceiro. A ação A4 poderia ter sido
expressa como "va' para a garagem"- entretanto, o "vá para"
é uma palavra chave em TD, que é usada para indicar a saída do módulo. É importante
também que se faça uma distinção entre A4 e X1. A4 é claramente uma ação
realizada pelo usuário, dentro do módulo. X1, entretanto, diz ao usuário qual
tabela consultar para futuras orientações.
Para uma TD ser completa, cada combinação de
respostas aos testes deve ser incluída exatamente uma vez, como uma regra.
Suponha, por exemplo, que a tabela anterior tivesse os seguintes padrões na
entrada de condição:
R1
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R2
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R3
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R4
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R5
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Y
|
Y
|
N
|
N
|
Y
|
Y
|
N
|
Y
|
N
|
N
|
Se assim fosse, R5 seria uma regra redundante se contivesse o mesmo
conjunto de ações que R2, ambas caracterizando um dia chuvoso que não está
frio. Para corrigir isto, ou R2 ou R5 deve ser eliminada. Entretanto, se R5
conduzir a um conjunto de ações diferente daquele de R2, as duas regras estarão
em conflito e temos uma contradição.
Para uma TD definida assim, o usuário não saberia como se comportar em um dia
chuvoso em que não estivesse frio. Este problema é consequência, geralmente, de
uma especificação mal feita do problema ou, então, de um erro do projetista da
TD.
Para uma Tabela de Decisão de Entrada Limitada
(TDEL), o número distinto de regras elementares é: 2N, onde N é o
número de condições. Por exemplo, a árvore de decisão binária associada a uma
DTEL com 4 condições é a mostrada a seguir, com 16 (24) possíveis
regras. Cada nó da árvore representa um teste de condição: a ramificação à
esquerda significa que o resultado do teste é Y(es), o à direita, N(o).
Referência:
Hurley,
R.B. Decision tables in software engineering, Van Nostrand Reinhold Company,
1983
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